Inicialmente uma breve história de como comecei a usar o memcached.
Há alguns meses, na empresa onde trabalho, precisamos encontrar uma solução mais eficiente para trabalhar com sessions compartilhadas entre multiplos servidores. Estavamos utilizando arquivos em NFS, o que é MUITO lento. Banco de dados era uma alternativa, mas somente em último caso.
Então compramos inicialmente duas licenças (nada baratas) do Zend Platform para utilizar o tão (a princípio) maravilhoso Zend Session Clustering! Depois de várias tentativas para fazê-lo funcionar nos dois servidores, pedindo auxílio ao suporte técnico da Zend (que demorava para responder e quando respondiam não ajudavam em nada), decidimos então parar de perder tempo com eles (2 meses), pedimos o dinheiro de volta e partimos para outra solução. Foi aí que encontramos o memcached e então implementei um session_handler sobre ele.
Resumidamente falando, o memcached trabalha diretamente com a memória RAM. Com ele você pode salvar qualquer informação diretamente na memória. Se você encontrar algo mais rápido que isso, me avise! 🙂
Para mais informações sobre o memcached acesse: http://danga.com/memcached/
Hoje um amigo me enviou esse link: http://lab.arc90.com/2007/06/appcache_for_php5.php e achei ser interessante compartilhá-lo com vocês.
É uma ótima ferramenta para trabalhar com memcached. Você simplesmente passa para ele os hosts que têm o daemon rodando e trabalha diretamente com ele como um objeto qualquer! MUITO mais prático que trabalhar diretamente com a aplicação, enviando comandos via socket 🙂
Espero que lhe seja útil!
Abraço!