Censo Nacional de PHP e PHP Counter
Hoje vou lhes contar brevemente como surgiu a idéia do PHP Counter, porém contando a minha versão até onde iniciou a parceria com o Er Galvão.
Eu trabalho profissionalmente com PHP desde 2001, e ao longo destes anos fui identificando algumas tendências e preocupações entre os profissionais que também utilizam o PHP.
Em 2006 escrevi um artigo no PHPBrasil.com, que teve muito sucesso e interesse: http://www.phpbrasil.com/articles/article.php/id/1286, falando de uma forma subjetiva em como eu via a situação do nosso mercado.
O artigo se espalhou por vários sites e inclusive trouxe muitos visitantes para o meu blog: http://www.silvano.pro.br/2006/07/09/quanto-vale-um-programador-php/
Porém, eu considero meu artigo bastante incompleto, porque não mostra objetivamente a situação do mercado. Muitas pessoas notaram isto e perguntaram nos comentários, e então comecei a pensar em como conseguir estes dados para que eu pudesse escrever um novo artigo, mostrando a realidade com números.
Eis que surgiu então a idéia de criar um Censo Nacional de PHP, buscando a participação do maior número possível dos profissionais da área. Mas isto aconteceu há três anos e desde então eu procurava tempo e disposição para colocar o projeto em prática.
Há dois anos me tornei Gerente de Desenvolvimento de Aplicações da InPhonex, e quando abríamos vagas para novos desenvolvedores a minha preocupação se agravava ainda mais. Era, e ainda é, muito difícil encontrar profissionais que utilizam PHP com qualidade. Isto me levou a agregar mais idéias à idéia do Censo. Os dados do Censo agora não serviriam apenas para mostrar a realidade do mercado. Estes dados poderiam ser utilizados em parceria com os grupos de usuários e empresas para capacitar mais profissionais! Pois sabendo quais as deficiências de cada região, os grupos locais podem atuar nestas deficiências e reverter o quadro.
Em 2007, em uma conversa com o Galvão, expus esta minha idéia e ele também me revelou outra, a de criar um registro de profissionais no estilo “Linux Registered Users”. Então pensamos: que tal unir as duas idéias em uma só? E assim começamos 🙂
De 2007 pra cá, vimos utilizando os curtos períodos de tempo para discutir o projeto e tentar criar um sistema que fosse interessante para o público alvo. 2 anos se passaram e finalmente resolvemos realizar um pré-lançamento, que aconteceu no dia 6 de abril de 2009, e marcar uma data para o lançamento oficial do projeto, que acontecerá durante a PHP Conf.
Como sou um dos coordenadores do grupo PHP SC, participo também do grupo PHP Brasil Comunidades. Lá divulguei este nosso projeto e busquei o apoio dos demais Grupos de Usuários do páis. O apoio foi unânime! O que, aliás, me deixou muito feliz. Só tenho a agradecer aos meus colegas de profissão!
Menos de uma semana se passou e o projeto tem se mostrado muito bem aceito.
Se você ainda não participou, participe! http://www.phpcounter.org
E se possível, ajude a divulgar 🙂
Muito obrigado a todos que estão contribuindo com este projeto e direta ou indiretamente com o crescimento do mercado PHP no Brasil!
Tags: censo, censo nacional de php, mercado, PHP, phpcounter, programador, programador php
April 12th, 2009 at 9:07 am
[…] ao Silvano e ao Galvão pelo projeto, que desde já podem contar com o meu apoio. O Silvano escreveu um post explicando o surgimento do projeto e se quiser saber mais informações, […]
April 14th, 2009 at 9:05 am
[…] Trata-se do Censo Nacional de PHP – batizado de PHP Counter – idealizado por dois monstros sagrados (by Fausto Silva) da programação PHP brasileira: Silvado Girardi Jr em parceria com ER Galvão. Saiba mais como tudo começou aqui. […]
April 16th, 2009 at 2:13 am
Silvano,
Parabéns pela iniciativa. Sucesso nos teus projetos pessoais e profissionais. Quando aparecer em SP me de um toque.
Abs
April 17th, 2009 at 5:33 pm
Ótima iniciativa. Tentei me inscrever agora, mas deu erro na página. Tentarei mais tarde.
E parabéns pela nova cara do blog.
May 11th, 2011 at 3:11 pm
Silvano,
Parabéns mesmo pela iniciativa, acabei de pesquisar e até ia me cadastrar, mas por bloqueio na empresa o site aparece na categoria “Pessoal/Backup em rede”. Bom chegando em casa me cadastro.
Existe possibilidade de me dar uma dica de como criar meu contador?
Agradeço pela resposta.